II Seminário Paulista de autismo 2010

II Seminário Paulista de autismo 2010

07 janeiro 2011

Escovando os dentes de seu filho no espectro autista


·                     Respeite o tempo que seu filho permite para escovar os dentes, aumente esse tempo aos poucos, acredite que ele pode aumentar sua capacidade e suas habilidades, se fixarmos uma idéia de limitação ele pode não evoluir mais, o seu pensamento positivo  pode ajudá-lo


·                     Tenha iniciativa, faça o que é preciso sem ter a necessidade que alguém lhe mande

·                     Deixe que ele assista você escovando os dentes, muitas crianças nunca viram os pais com a escova na boca e não entendem porque tem que escovar. Coloque uma escova na mão dele e fique com a outra. Fácil, não é? Eu sei que não é fácil mas precisa tentar, tentar e tentar.

·                     Brinque de escovar, cante, comemore, bata palmas. Não tenha vergonha de ser feliz e fazer seu filho feliz. Liberte-se de preconceitos.

·                     Pode fazer isso sentado no chão em frente a um espelho, as vezes seu filho irá notá-lo através da imagem refletida .

·                     Divida a escovação em 4 momentos : cada lado de uma vez, direito, esquerdo, superior e inferior. Dessa maneira ele e você não ficarão tão estressados. É simples, se ele agüenta ficar com a escova na boca por 3 segundos, então escove bem apenas 1 dente e em outro momento aproveite aqueles 3 segundos para escovar muito bem um outro dente e assim sucessivamente. Pode acreditar que aos poucos ele irá acostumar com o processo e esse tempo de escovação vai aumentar. Não tenha pressa, cada criança tem um ritmo, o que  importa é escovar.

·                     Escove o brinquedo ou personagem que ele mais gosta, abuse do lúdico.

·                     Cante músicas infantis enquanto brinca de escovar, ou você pode fazer melhor, crie seu próprio repertório para essa atividade e também para outras atividades diárias, assim todos os momentos ficarão mais felizes em sua casa. Mostre ao seu filho que é feliz em ajudá-lo.

·                     Use escova macia, faça movimentos circulares e sempre pasta sem flúor, pois o flúor é neurotóxico e pode comprometer sua criança se engolido.

·                     Acredite: vocês já conseguiram coisas mais difíceis, já passaram por cada situação, porque não conseguiriam escovar os dentes? Força e pensamento positivo!

·         a prevenção é o melhor caminho
·         leve bem cedo seu filho ao dentista
·         celebre com seu filho cada conquista
·         reúna a família para que todos escovem os dentes juntos
·         não force
·         brinque
·         a visita ao dentista tem que fazer parte da rotina de seu filho
·         filme seu filho escovando os dentes e depois coloque para assistirem, muitas crianças adoram ver e rever sua própria imagem, e aproveite para comemorar sempre
·         "a saúde começa pela boca!"
·         Nosso único limite é aquele que fixamos na nossa mente

2 comentários:

  1. Olá Adriana,tenho muita sorte pois o meu filho gosta de lavar os dentinhos!Mesmo assim,como qualquer criança de 5 anos tem os seus dias,então eu invento canções,lenga-lenga e ele desmancha-se a rir!O que importa é lavar sempre os dentinhos :))

    ResponderExcluir
  2. Oi Adriana,
    Seu Blog merece ser lido por milhares de pessoas, por isso deixei um selinho prá você lá no meu Blog. Passe lá:

    http://estardeficiente.blogspot.com

    ResponderExcluir