II Seminário Paulista de autismo 2010

II Seminário Paulista de autismo 2010

22 fevereiro 2011

SAÚDE PARA TODOS NA UNIDOS DA VILA MARIA



16/Fev/2011
A Escola de Samba Unidos de Vila Maria realiza diversos projetos sociais e culturais, entre eles o Projeto Vila Maria - Um Caso de Amor, em que são oferecidas gratuitamente diversas atividades de esporte, lazer e saúde para os moradores da região.
Dra. Adriana e dr. Pinho em atendimento.

O atendimento odontológico, coordenado pelo dr. Marcelo Pinho, conta com nove dentistas que se revezam durante a semana para atender as crianças carentes do bairro até os 14 anos. Atendem também pessoas portadoras de necessidades especiais de qualquer idade. O paciente se cadastra e passa por uma triagem, e a consulta é marcada conforme a prioridade dos casos. Segundo a dentista Adriana Zink, o projeto que já funciona há 3 anos, e atendeu em 2010 cerca de mil crianças. 
Os pacientes não têm nenhum tipo de gasto, pois quem patrocina o projeto é a Gráfica Edita. Os kits de higiene bucal são doados por empresas e os profissionais são voluntários. Maria Santos, 51, moradora da Vila Nilo há 13 anos, ficou sabendo do projeto e trouxe a filha e os netos para a consulta, pois adorou o atendimento.
Maria Santos com filha e netos no atendimento.
A Unidos tem cursos de informática.

Elaine Hubert, coordenadora de projetos e esporte, explicou que além desse projeto de saúde, a Unidos da Vila Maria é a única escola a ser Ponto de Cultura. Também proporciona aulas de violão e cavaquinho, palestras sobre cidadania, sessões de cinema e teatro, entre outras atividades. A agremiação também oferece diversos cursos profissionalizantes que visam a colocação do jovem no mercado de trabalho como informática, cabeleireiro, manicuro, maquiagem e fotografia. E o esporte não ficou de fora: para manter as crianças e os jovens ocupados e longe das ruas, tem capoeira, futebol, karatê e vôlei. 
Minudências
@O atendimento odontológico é dado de 2ª a 6ª-f, de manhã e a tarde.
@A Escola é Ponto de Cultura desde 2005 e Clube Escola desde 2007.
@ A Unidos de Vila Maria tem 57 anos de existência. Em 2011 o seu tema enredo é sobre a cidade de Manaus e sobre o teatro Amazonas.