II Seminário Paulista de autismo 2010

II Seminário Paulista de autismo 2010

Livros sobre autismo



  • Meu Guerreiro Famoso – Danyelle Perorazio  (Tudo o que você gostaria de ouvir do pediatra quando o seu filho é diagnosticado com Autismo
  • Nascido Em Um Dia Azul – Daniel Tammet -: Editora: Intrinseca (Em ‘Nascido em um dia azul’, Daniel Tammet relembra sua infância, quando se sentia isolado e limitado pela incapacidade social que marca pessoas como ele – um portador da síndrome de Savant e da síndrome de Asperger. Crianças com esses distúrbios têm dificuldades de relacionamento, de compreender frases ou piadas de duplo sentido, de captar nuances emocionais do comportamento humano ou de dirigir automóveis. Apesar dessas limitações, ele se tornou professor de línguas estrangeiras, é atração de programas de televisão e de universidades com suas habilidades singulares para fazer cálculos com velocidade, graças à forma especial como consegue lidar com números)
  • Convivendo com Autismo e Síndrome de Asperger – Chris Williams – (Esta obra sobre os cuidados com a criança autista é um recurso ideal para as famílias e também para os profissionais que trabalham com eles. Em linguagem clara e simples, os autores explicam a natureza dessa condição e suas variações, e abordam problemas comuns vivenciados em atividades do cotidiano como comer, dormir e ir ao banheiro. Além disso, sugerem estratégias para lidar com crises repentinas de raiva ou mau humor, e apresentam alternativas para melhorar as aptidões sociais e de comunicação.
    Com base em pesquisas atuais e muitos exemplos de casos, os autores analisam, passo a passo, cada problema e suas causas, propondo várias soluções).
  • Autismo Infantil – Leboyer, Marion  – Editora Papirus (Apesar das numerosas pesquisas consagradas à síndrome do autismo, a polêmica em torno dessa patologia subsuste, especialmente sobre as causas ou fatores desencadeantes. Sem priorizar nenhuma das trilhas abertas por pesquisadores de todo o mundo, Marion Leboyer esquadrinha todos os enfoques dados ao autismo, apresentando e explicitando os aspectos clínicos, biológicos, psicológicos, psicodinâmicos, genéticos e orgânicos)
  • Uma Menina Estranha  – Ed: Temple Grandin - Nesta obra a trajetória de Temple uma criança autista muito inteligente nos conta como é ser um autista. Nos auxilia na compreensão de sua visão de mundo, quais seus medos e a melhor maneira de auxiliá-la.
    Utiliza uma linguagem franca às vezes ingênua, porém que nos auxilia e enriquece no trato com crianças e jovens com a síndrome do autismo. Utiliza uma linguagem franca às vezes ingênua, porém que nos auxilia e enriquece no trato com crianças e jovens com a síndrome do autismo. Tem alguns termos técnicos, porém é de leitura razoavelmente fácil. Indicado tanto para pais quanto para profissionais da área.
    Já indiquei este livro para alguns pais, e eles me relataram que após esta leitura puderam compreender algumas reações de seus filhos que lhes pareciam sem sentido.