II Seminário Paulista de autismo 2010

II Seminário Paulista de autismo 2010

26 agosto 2010

Depoimento de um pai



11/08/2010 – Primeira ida ao dentista

Filed under: Meus dias com Julia — textwebwriter @ 17:29 
Encontrei com Julia e sua mãe no caminho da dentista. Fomos de metrô porque íamos atravessar São Paulo num horário de movimento. Julia se comportou muito bem apesar do tumulto da Avenida Paulista, depois no metrô. Somente na baldeação de linhas do metrô que ela chiou. Entrou berrando no vagão, esperneando, mas logo ofereceram lugar para elas sentarem, então não foi de todo mal o pití. Estávamos levando ela pela primeira vez ao dentista. Na verdade a consulta havia começado na semana anterior, quando estivemos lá sem a Julia, para fazermos a anamnese, com a dentista Adriana. Desde esse encontro estávamos a par do que ia acontecer para podermos aprender como agir com a Julia com referência à este cuidado. Sabíamos que haveria a aplicação do método Son-Rise, utilizando-se de bonecos e PEC’s para o entendimento e aceitação da atividade por parte da Jujú.
19 estações depois chegamos ao nosso destino. Chegando lá ela logo foi brincar nos brinquedos enquanto esperávamos ser atendidos. Adriana nos recebeu 20 minutos de antecedência, o que foi ótimo, porque não gerou stress nenhum para Julia. No consultório da Adriana tem um espelho logo na entrada com um carpetinho de EVA para as crianças brincarem ali primeiro e conhecerem o que estão fazendo ali. Adriana Zink é uma benção! Ela tem um carinho, uma paciência! Ela fala sempre num mesmo tom de voz, sem se alterar, os movimentos são suaves, precisos, e prenderam a atenção da Julinha de forma tão eficiente que ela correspondia muito naturalmente. Tudo lhe era apresentado primeiro, explicado, depois utilizado. No tempo dela. Da maneira que ela compreendeu. Julia estava tão excitada que no começo da sessão arrancou o braço do Boneco João (que a Adriana usa para apresentar os objetos e explicar as funções de tudo), e ele ficou o verdadeiro “João sem Braço”. Oh dó! A maneira com que Adriana atraiu a Julia pra deitar na cadeira foi incrível. Ela foi feliz, sem nenhum medo de nada. Ali foi examinada, brincou com o “arzinho” na boca, e foi aprovada com louvor. Em todos os sentidos: inclusive porque não há nenhuma cárie para tratar.
Voltaremos em breve para uma aplicação de flúor e depois somente daqui à 6 meses para nova inspeção. Realmente o trabalho desta profissional é algo especial. Deixo aqui meu testemunho e recomendação. Na volta tudo correu bem, exceto na hora da baldeação outra vez, que Jujú deu pití. The End.

Nenhum comentário:

Postar um comentário