autores:
Fonte
Departamento de Ciências do Comportamento , Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, Porto, Portugal.
karine_silva_24@hotmail.com
Resumo
JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:
terapia canina assistida tem recebido crescente atenção como um meio de ajudar crianças com autismo espectro desordem (ASD). No entanto, apenas estudos limitados ter sido feito e uma grande parte da literatura relacionada a esta intervenção é anedótica. O presente estudo visa fornecer dados quantitativos adicionais sobre o potencial de cães de forma positiva modulam o comportamento das crianças com ASD. AJUSTES / LOCALIZAÇÃO, súditos, e
INTERVENÇÕES:
Um menino de 12 anos de idade com diagnóstico de autismo foi exposto, em seu local de tratamento usual (Associação Português para Perturbações do Desenvolvimento e Autismo em Vila Nova de Gaia, Portugal), para as condições de tratamento a seguir: (1) um-para-um actividades estruturadas com um terapeuta assistida por um cão de terapia certificada, e (2) um-para-um actividades estruturadas com o mesmo terapeuta sozinho (como um controle). Para avaliar com precisão as diferenças no comportamento do participante entre essas condições de tratamento, o terapeuta seguiu um rigoroso protocolo de pesquisa. O comportamento do participante era continuamente gravadas em vídeo durante as duas condições de tratamento para posterior análise e comparação. Os resultados do tratamento: Na presença do cão, o participante apresentou durações mais frequentes e mais longos de comportamentos positivos (como sorrir e física positiva contactando), bem como durações mais curtas e menos freqüentes de comportamentos negativos (tais como manifestações agressivas).
CONCLUSÕES:
Esses achados estão de acordo com o trabalho experimental anterior e fornecer apoio adicional para a afirmação de que os cães podem preparar crianças autistas para a terapia. Em última análise, este estudo pode contribuir para uma mudança para a plena aceitação de programas de terapia assistida por cães no meio médico. Estudos adicionais utilizando um protocolo de pesquisa semelhante em mais crianças autistas irão certamente ajudar os profissionais a trabalhar sobre os métodos mais eficazes para, individualmente, servir esta população por meio de intervenções assistidas.
- fonte:PMID:
- 21689015
- [PubMed - indexado para o MEDLINE]
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